sexta-feira, 20 de setembro de 2013




Edd Wheeler ativa no cenário cultural do Rio carregando consigo o fato de ter escrito parte importante da história do Hip Hop brasileiro, como integrante do grupo “As Damas do Rap”, pioneiras que há dez anos quebraram barreiras para serem um dos primeiros grupos de rap femininos no Rio de Janeiro com material fonográfico e divulgação em todo os meios de comunicação.
Não esquecendo o compromisso sociocultural participou de dois Seminários organizados pelo CEMINA: Mandando Fechado em Saúde e Sexualidade e Minas da Rima – Mulheres do Hip Hop Unidas pela Eliminação da Violência Contra a Mulher, no qual está acontecendo à confecção de dois CD’s com distribuição gratuita, o documentário elaborado pela RE.FEM e Queen, do grupo OESTE SELVAGEM - RAP DE SAIA, Debates organizados pelo CRIOLA e shows como o Hip Hop Contra A Fome entre outros.  
Resolveu se dedicar ao Curso de Direito e se forma em Bacharel em Direito. Em complemento aos ensinos especializa-se em Pós Graduação de Direito Empresarial e com novo conhecimento, maturidade e convicção do caminho a ser percorrido dentro do trabalho social proposto pela cultura hip hop retorna com uma nova filosofia de trabalho Atualmente Presidente  da FRENTE NACIONAL MULHERES NO HIP HOP.






Edd Wheeler

Edd Wheeler volta à ativa no cenário cultural do Rio carregando consigo o fato de ter escrito parte importante da história do Hip Hop brasileiro, como integrante do grupo “As Damas do Rap”, pioneiras que há dez anos quebraram barreiras para serem um dos primeiros grupos de rap femininos no Rio de Janeiro com material fonográfico e divulgação em todo os meios de comunicação.
O grupo As Damas do Rap começam como um grupo de dança feminino quebrando as barreiras do baile de charme que tinham como perfil grupos masculinos.Sua primeira formação tinha sete meninas com o intuito de conquistar o primeiro espaço de mulheres dançando smurf dance e quebrando o paradigma do Rio de Janeiro.
E conseguiram... consagradas nos bailes charme com a aparição nos concursos de dança elaborados no DISCO VOADOR de Marechal Hermes,apresentaram uma coreografia ousada sob a base de Bob Brown e com uma das integrantes – Kátia Prado – rimaram a sua primeira letra (composição de Edd Wheeler) UM SONHO REAL.

A rapper Edd Wheeler vem seguindo desde a época em que o extinto As Damas do Rap se inseriu nos concursos dos bailes de charme com a dança e a fala rimada do Hip Hop. Flagradas pelo rapper Big Richard no Disco Voador, baile ícone na década de 90, teve sua participação na coletânea “Tiro Inicial” junto a nomes como Gabriel O Pensador, Mv. Bill e o grupo pioneiro Artigo 288 consagrou o grupo conquistando reconhecimento de público e a atenção da mídia por todo o Brasil.
Em sua segunda formação conquistaram o programa do momento: FALA GAROTO com o tão consagrado Sergio Groisman, ainda no SBT e divulgaram o trabalho do Tiro Inicial pelo YO!MTV RAP de verão no Pão de Açúcar, local consagrado no Rio de Janeiro com a vista da Cidade Maravilhosa.
Sem esquecer a proposta de informação e prevenção colocadas pelo movimento hip hop junto aos jovens, o DAMS DO RAP são convidadas pela ONG ABIA e o Grupo Cultural Afro Reggae a participar de uma curta metragem e elaborou a musica principal deste curta. O curta foi exibido pelo E.U.A sobre a prevenção da AIDS e sua discriminação entre mulheres,jovens e negros.
Entre indas e vindas, competindo com os sonhos de cada integrante, o Damas do Rap tem como sua última formação: Raquel Rosa, Patrícia Dias e Edd Wheeler que mandaram o seu som no filme “Como Ser Solteiro”, pioneiras como grupo feminino em trilha sonora para um filme brasileiro muito bem conceituado pela crítica e participaram de grandes eventos como SUPERDEMO (elaborado por Elza Cohen).

Como referência dentro do movimento cultural Edd Wheeler, em setembro de 2004, lança no Espaço Cultural Constituição, organizado pela COMCAUSA, seu projeto de carreira solo para ser uma nova referência para o Rap brasileiro como um todo.
Respeito

Seu CD demo inicial, indicado ao Prêmio Hutúz de 2003, tem como carro chefe à música RESPEITO, Edd Wheeler deixa bem claro o porque do retorno e seu objetivo é confirmar com as outras artistas femininas do cenário Hip Hop Carioca, que as mulheres são peças importantíssimas nesta evolução musical que o movimento Hip Hop passa neste momento, com alerta a projeção que a mulher deve tomar mediante ao século 21, reciclando e criando novos conceitos.Com o apoio e direção  da Universidade Estácio de Sá, RESPEITO virou clipe e que em breve estará nos meios de comunicação que ajudam e apóiam o hip hop.
Não esquecendo o compromisso sócio-cultural participou de dois Seminários organizados pelo CEMINA: Mandando Fechado em Saúde e Sexualidade e Minas da Rima – Mulheres do Hip Hop Unidas pela Eliminação da Violência Contra a Mulher, no qual está acontecendo à confecção de dois CD’s com distribuição gratuita, o documentário elaborado pela RE.FEM e Queen, do grupo OESTE SELVAGEM - RAP DE SAIA, Debates organizados pelo CRIOLA e shows como o Hip Hop Contra A Fome entre outros.
Mantendo as letras contundentes, a perspectiva positiva, relatos do cotidiano, temas expressivos para a sociedade, a busca de conscientização através da música e a pegada do Soul, resgatando a tendência da mistura com o Charme e o Hip Hop, acompanhada do Fabinho DJ e o rapper Kibara MC, Edd Wheeler volta aos palcos.
Sua primeira aparição nacional  com o seu novo trabalho foi no HUTUZ 2004  e matérias para o Yo!Rap, Bocada Forte, REAL HIP HOP.
Em 2005 vendo seu lado profissional resolver dedicar ao Curso de Direito e se forma em Bacharel em Direito. Em complemento aos ensinos especializa-se em Pos Graduação de Direito Empresarial e com novo conhecimento,maturidade e convicção do caminho a ser percorrido dentro do trabalho social proposto pela cultura hip hop retorna com uma nova filosofia de trabalho.
Em 2009 participou do evento HIP HOP CERRADO (DF) com o lançamento da coletânea MULHERES GUERREIRAS onde tem como faixa a letra ATITUDE, onde mostra a posição da mulher em encontrar um homem que queira somar, caminhar junto e contribuir para o crescimento dos dois, se na verdade roer a corda, não outra visão: procurar algo que vale a pena.



O Futuro é Agora

Em 2010 com nova formação – Nego DJ, o rapper Kibara Mc - vem fazendo trabalhos para o VIVA FAVELA (VIVA RIO) , RPB da CUFA e seminários entre o eixo Rio-São Paulo.

Para 2011 está atuando como presidente  da FRENTE NACIONAL MULHERES NO HIP HOP – WWW.mulheresnohiphop.com.br - e com o novo trabalho conta com a presença de Nego DJ e o rapper Kibara MC, para terminá-lo. O projeto que está sendo gravado no Studio do produtor André Gomes (ex produtor da artista Hannah Lima) contará com 7 musicas e leva o nome de O FUTURO É AGORA.Boas bases,letras com temas que fazem parte do cotidiano dos jovens afro descendentes e uma pegada de melodia – sua nova façanha,resgatando o R&B dos bailes de charme que freqüenta no Rio de Janeiro e demonstra que melodia e rimas sempre foram as fontes de sua inspiração.






As Damas do Rap foi o inicio, e Edd Wheeler, com seu trabalho solo, continua a escrever sua história no Hip Hop brasileiro.

Contato para shows
eddwheeler@yahoo.com.br
edd_WRJ@hotmail.com
tels: 9624-6836/2692-6277/8354-0509