quinta-feira, 8 de janeiro de 2015
PARABÉNS VOVÓ MARIA
PRÊMIO DIVAS – PERSONALIDADE 2014
O prêmio foi entregue pelos gêmeos Wagner e Walace, que desceram do palco para entregar nas mãos de nossa Vó que está com os seus 104 anos de idade.
Na IV Mostra Internacional de arte da Mulher Negra - MIMUNEGRA 2014, com o tema Zezé Motta - 70 anos de arte & atitude,
Maria das Dores Santos, a nossa Vó Maria, nasceu em Mendes, interior do Rio de Janeiro, em 05 de maio de 1911. Na década de 30, casa-se pela primeira vez com Maciel Francisco dos Santos ficando viúva, antes de sua única filha, Nilza, completar três anos.
Casa-se pela segunda vez com o jornalista João Conceição e sua casa transforma-se num dos palanques do Movimento Negro, tendo passado por lá o Senador Abdias do Nascimento, o Sociólogo Guerreiro Ramos, o pesquisador Haroldo Costa, a Advogada Sebastiana Arruda, dentre outros. Nesta ocasião Nilza, filha de Vó Maria, conhece Lygia Santos, filha de Donga que através de sua amizade, unem as famílias.
Na década de 60 Vó Maria, já desquitada, e Donga, compositor de "Pelo Telefone" (1º samba gravado), reencontram-se e casam-se, unindo, definitivamente, as duas famílias. A sua casa, ao longo dos 15 anos em que conviveu com Donga, registrou encontros de rara beleza da música popular brasileira - sambas, choros - tendo por lá passado Pixinguinha, João da Baiana, Martinho da Vila, Clara Nunes, João Nogueira, Xangô da Mangueira, Aniceto, Jorginho Peçanha, Walter Rosa, e muitos outros que resistiam e continuam resistindo para preservar a nossa cultura. Aos 89 anos participa da roda de samba Segunda dá Samba, organizada por Zilmar Basílio na primeira vez que Vó Maria canta para um público de mais de 100 pessoas. Foi aplaudidíssima














PARABÉNS LIA VIEIRA!!
Temos tudo para comemorar, e aos poucos mostraremos através das fotos da IV Mostra Internacional de Arte da Mulher Negra - MIMUNEGRA 2014,com o tema: Zezé Motta - 70 anos de Arte & Atitude.
Começamos com o prêmio DIVAS 2014 - LITERATURA, sendo entregue por Manoel Trindade,é baterista e percussionista, codiretor de percussão do Teatro Popular Solano Trindade(SP) que entregou para LIA VIEIRA, como ela mesma gosta de afirmar "SOU ESCRITORA"
Eliana Vieira, conhecida como Lia Vieira, é autora de vasta publicação de contos e poemas editados em "Cadernos Negros", entre outras antologias no Brasil e no estrangeiro, assim como textos de não-ficção. De sua autoria, os livros "Eu, mulher" – mural de poesias (1990) e "Chica da Silva – a mulher que inventou o mar" (2001), entre outros.
Lidiane Ribeiro veste Kombowalê