segunda-feira, 23 de setembro de 2013


Documentário sobre a Áurea Martins - http://www.youtube.com/watch?v=E8D4HaJPJDc

ÁUREA MARTINS
Áurea Martins iniciou a carreira na Rádio Nacional. Gravou seu primeiro disco (LP) como prêmio pelo primeiro lugar no programa “A Grande Chance” de Flávio Cavalcanti em 1969 na extinta TV TUPI. Canta na noite carioca há quatro décadas e era uma das intérpretes preferidas de Elizeth Cardoso.
Lançou seu primeiro DVD da cantora e CD (áudio do DVD), em julho de 2012 pela gravadora Biscoito Fino em parceria com o Canal Brasil e a produtora OLHAR Brasileiro. Desde 2012, quando o DVD foi lançado, o projeto foi contemplado com o patrocínio da CAIXA CULTURAL e Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro. Foram mais de 12 shows e entre outros através de SEScs do Rio de Janeiro e São Paulo.
O DVD “Iluminante” tem apresentação de Fernanda Montenegro e participação de Chico Buarque cantando a música “Maninha”. Idealizado por Hermínio Bello de Carvalho, tem a participação do jovem compositor Vidal Assis, o grupo Terra Trio (Fernando Costa, Zé Maria e Ricardo Costa) e Domingos Teixeira.
O DVD/CD foi gravado em apenas três sessões: a parte musical num só dia. A narração foi feita por Fernanda Montenegro que, ao chegar de manhã à casa do poeta Hermínio Bello de Carvalho, comoveu-se com as lágrimas emocionadas de Áurea. E a atriz levou seu próprio texto, onde exalta a arte dessa cantora que - “ Igual a ela, existem poucas” . À tarde : no estúdio da Biscoito Fino quem a aguardava era Chico Buarque, que dividiu com Áurea a gravação de “Maninha”. “Eu é que te agradeço”, retribuiu o compositor ao “muito obrigado” de Áurea por aquele momento absolutamente mágico, selado por um abraço e um beijo afetuoso.
O repertório do DVD engloba as músicas do CD “De pontacabeça” com composições de Hermínio Bello em parcerias com os autores Moacyr Luz, Sueli Costa,  Vidal Assis, Fernando Temporão, Paulo Valdez, Claudio Jorge e D. Ivone Lara. E do CD “Até Sangrar” com músicas de Johnny Alf, Chico Buarque, Francis Hime, Tom Jobim e Vinícius de Moraes, Lupicínio Rodrigues.
Com o CD “Até Sangrar”, veio o troféu de Melhor Cantora no Prêmio da Música Brasileira de 2009; e no ano seguinte, em 2010, o CD “De pontacabeça” é lançado. Ambos CDs produzidos por Hermínio Bello de Carvalho, na gravadora Biscoito Fino. Com “De pontacabeça”, Áurea concorreu, em 2012, ao mesmo prêmio de melhor cantora na categoria MPB, e na sua voz, a faixa “Zoeira”, também do CD, ao prêmio de melhor música.

“Em qualquer país que preze sua cultura, Áurea Martins seria incensada. No Brasil, terra de indigência e cascatas culturais, Áurea Martins não aparece nas rádios nem na televisão. É como se privássemos o povo brasileiro de beber em fonte límpida. Cantar é, já disse e repito, o Maior Espetáculo da Alma. E nossa própria alma nunca se redimirá sem a voz sagrada de Áurea. Ela faz parte, e talvez seja a última representante, de uma tradição inesgotavelmente rica, e é também pedagógica, porque uma porção de gente que se acha cantora tem muito que aprender com a   Áurea Martins. É incrível que uma artista assim diamantífera, única, jóia da Coroa de Ouro formada por cantoras como Ângela Maria, as Irmãs Baptistas, Dalva de Oliveira, Elizeth Cardoso, Elis Regina, Aracy de Almeida, Clementina de Jesus permaneça em ostracismo cruel.”
Aldir Blanc
“ Áurea Martins tem aquela voz que já não existe mais: voz densa, uterina, insidiosa e doce. Como àurea restam poucas”
Fernanda Montenegro

“Foi num salão de beleza, entretanto, que conheceu Elizeth Cardoso. Áurea e a Enluarada tornaram-se amigas. A partir de então, tornou-se frequente o fato de a Divina deixar o recesso do Olimpo à noite para, metamorfoseada em simples cliente de boate, ir ouvir Áurea cantar.”
Hermínio Bello de Carvalho

Outras informações sobre Áurea Martins:

• Áurea foi comtemplada com o Projeto FAM – Fundo de Apoio a Música pela Prefeitura do Rio de Janeiro em 2011 para 5 apresentações em espaços culturais municipais;

• Participou do Programa TV XUXA em homenagem a atriz Fernanda Montenegro em novembro de 2011;

• Em 2009, foi lançado o Curta “Áurea” de Zeca Ferreira. O curta já recebeu 21 prêmios, dois de melhor atriz para Áurea Martins.

• Entre 2009 e 2012 a cantora gravou participações em projetos de CDs de novos compositores e outros amigos: Baú de Dona Ivone Lara (inédito-2012), Fernando Temporão e João Callado – Primeira Nota (2012), Duetos com Alcione (2011), Ivor Lancelotti – Em boas e mais companhias (2011), João Callado (2010), entre outros. Acabou de gravar no DVD e CD do Grupo Casuarina – ao vivo na Lapa;

• O cantor Moyseis Marques, no disco “Pra Desengomar” (2012) compôs a música “Como o Cravo quer a Rosa” para a cantora e a mesma gravou com ele esta faixa;

• Nas participações como convidada especial nos shows do Grupo Casuarina e do cantor Moyséis Marques foi aplaudida de pé com todo o respeito e reconhecimento pela platéia dos shows;

SERVIÇO:
Data: 15/10/2013.
EAT – Escola das Artes Técnicas – CETEP Mangueira
Local: Rua Visconde de Niterói, 1364  Mangueira
Horário: 13h00 às 22h00
Entrada Gratuita
Classificação etária: Livre
Estacionamento no Local.

Aberto para todos os tipos de públicos.

Programe-se e venha vivenciar o momento DIVA conosco.
Mais informações: